A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande encontra-se ao serviço da comunidade desde 1470, com mais de 500 anos de existência é a mais antiga instituição do concelho, em que alguns dos serviços, que ainda prevalecem, é a assistência religiosa e manutenção do seu património cultural e religioso com os Museus da Arte Sacra da Igreja da Misericórdia, Museu Pedro Cruz, a Casa Museu Manuel Nunes Corrêa, a Igreja da Misericórdia e a Capela do Calvário. Encontra-se registada no Livro de Irmandades, a 27/07/1984, flas.167 e verso, sob o nº14/84, como uma Instituição Particular de Solidariedade Social e reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Publica.
Atualmente a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande é uma das maiores entidades empregadoras do concelho e serve centenas de utentes nos mais diversos apoios sociais, sendo eles: Lar da 3ª Idade e Unidade de Idosos Dependentes, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, Creche e Jardim de Infância, Cantinas Sociais (serviço de apoio de refeição gratuita a carenciados), Unidade de Cuidados Continuados Integrados e Projeto CLDS3G.
A valência do Jardim de Infância teve início no ano de 1981 e a Creche em 1983, num edifício que tinha sido pertença da Fundação Bissaya Barreto.
O Lar de 3ª Idade foi inaugurado em 1988, num edifício construído propositadamente para o efeito e tem capacidade para 43 utentes. A construção deste edifício teve como benemérito o Comendador Manuel Nunes Corrêa, adotando consequentemente o seu nome. Neste edifício também funciona o Centro de Dia de Pedrógão Grande para cerca de 25 utentes.
A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande também é detentora do Centro de Dia da Graça tendo iniciado a sua atividade em 1995. Tem capacidade para 30 utentes.
Em 2001 inaugurou-se o alargamento do Lar de 3ª Idade em Unidade de Idosos Dependentes, com capacidade para 40 utentes, tendo como principal benemérita a Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. O Lar de 3ª Idade dispõe de diversos tipos de assistência, nomeadamente: médica, de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e psicologia, para todos os seus utentes.
Em 2005 foram inauguradas as mais recentes instalações da Creche e do Jardim de Infância da Misericórdia de Pedrógão Grande, onde se mantem até aos dias de hoje, no rés-do-chão da Unidade de Dependentes do Lar de 3ª Idade, com capacidade para cerca de 80 crianças, dos 3 meses aos 5 anos.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração de Pedrógão Grande está em funcionamento desde 1 de novembro de 2014, é uma unidade hospitalar com condições para pessoas com doença ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência que necessitam de unidades clínicas, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração, com capacidade para 32 utentes. Este edifício foi construído contíguo ao Edifício da Antiga Casa da Criança, que na mesma altura sofreu obras de restauro e reabilitação. Atualmente, encontram-se aqui sediados os Serviços Administrativos e Órgãos Sociais da instituição.
A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, ao longo da sua história, conseguiu concretizar os seus objetivos e atingiu a dimensão atual. É de salientar que contou sempre com o apoio de beneméritos e com o apoio das mais diversas entidades locais, regionais e nacionais, que sempre reconheceram o valor e a importância desta instituição.