ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS

A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) constitui uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem.

A ERPI tem por missão ser uma “casa de família” dos seus utentes que necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento ativo e integração social.

Horário de visitas: de 2ª feira a domingo, das 14h00m às 18h30m.

A ERPI, nas suas atividades, visa alcançar os seguintes objetivos:

a) acolher pessoas idosas, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde não lhes permite permanecer no seu meio habitacional de vida;
b) proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
c) prestar os apoios às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares;
d) proporcionar alojamento, alimentação, asssistência religiosa, ajuda psicológica e ocupação organizada;
e) assegurar a prestação dos cuidados adequado à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e a promoção da sua qualidade de vida, potenciado a ua integração social;
f) criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar;
g) encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação;
h) fomentar o processo de envelhecimento ativo;
i) facultar ao utente o acesso a elementos lúdicos e audiovisuais, de leitura e bibliográficos, assim como a festas, passeios e visitas a diversas localidades e monumentos;
j) potenciar o convívio social entre os utentes e os seus familiares, amigos e a comunidade.

A valência ERPI tem uma vasta equipa multidisciplinar, constituída pelos seguintes técnicos:

  • Ajudantes de Lar
  • Auxiliares de Serviços Gerais
  • Médicos
  • Fisioterapeuta
  • Enfermeiros
  • Animadora Sócio Cultural
  • Psicóloga
  • Terapeuta Ocupacional
  • Terapeuta da Fala
  • Nutricionista
  • Administrativos
  • Cozinheiras e Ajudantes de Cozinha
  • Motoristas
  • Diretora Técnica
  • Coordenadora Geral

CENTRO DE DIA

O Centro de Dia é a resposta social destinada a pessoas de ambos os sexos que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendo em vista o bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família.

Centro de Dia de Pedrógão Grande – Horário de funcionamento: de 2ª feira a domingo, das 8h às 20h;

Centro de Dia de Graça – Horário de funcionamento: de 2ª feira a sábado, das 8h30m às 16h30m;

O Centro de Dia, visa alcançar os seguintes objetivos:

a) proporcionar serviços adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
b) promover relações do utente com a comunidade e na comunidade;
c) fomentar relações interpesoais e intergeracionais;
d) contribuir para a permanência da pessoa idosa no seu meio habitacional de vida, de forma a retardar ou evitar a institucionalização;
e) contribuir para a prevenção de situações de dependência promovendo autonomia, funcionalidade e independência pessoal e social do utente;
f) facilitar a conciliação da vida familiar e profissional.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O SAD é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio das pessoas quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), visa alcançar os seguintes objetivos:

a) contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e famílias;
b) prevenir a institucionalização desnecessária, decorrentes de situações de dependência;
c) acautelar crises e a deterioração grave da situação pessoal e familiar;
d) proporcionar apoio personalizado aos utentes e/ou famílias no seu domicílio, de forma a criar condições facilitadoras do desenvolvimento global, assegurando-lhe cuidads de ordem física e apoio social, estabilidade emocional e vivência social;
e) contribuir para a promoção de atividades de sensibilização à comunidade envolvente que tenham por objetivo facilitar a integração do utente dependente, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida;
f) facilitar o acesso a serviços da comunidade;
g) promover a autonomia dos utentes;
h) prestar apoio psicossocial aos utentes e familiares, de modo a contribuir para o seu equilíbrio, bem-estar e melhoria da qualidade de vida.

Centro Infantil

O Centro Infantil é composto por duas valências:

Creche – Para crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade.

Jardim de Infância – Para crianças com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos de idade.

  1. Proporcionar o bem-estar à criança e a sua integração através de um serviço de qualidade;
  2. Apoio à família tendo em conta as suas necessidades específicas;
  3. Contribuir para uma sociedade rica em valores culturais, humanos e sociais;
  4. Estimular a capacidade de cada criança e favorecer o seu desenvolvimento em harmonia.

“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem.” – Antoine de Saint-Exupéry

  • Solidariedade;
  • Respeito pela diferença;
  • Responsabilidade;
  • Competência profissional;
  • Humanização de serviços;
  • Criatividade e adaptação às mudanças;
  • Autonomia;
  • Honestidade e humildade.

UCCI

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, designada por UCCI, é uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, com autonomia técnica e administrativa, mas sem personalidade jurídica autónoma. Esta foi criada por via Acordo celebrado com a Administração Regional de Saúde do Centro e com o Instituto da Segurança Social I.P.

Esta visa, proporcionar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência que necessitem de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento do processo de dependência e ainda, promover condições que permitam preservar e incentivar a relação familiar.

Tal como foi referido anteriormente, a UCCI é uma Unidade de Longa Duração e Manutenção com capacidade para acolher 32 utentes e proporcionar o internamento por períodos superiores a 90 dias consecutivos, estando, igualmente, previsto o acolhimento de situações temporárias decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou de necessidade de descanso do principal cuidador, até 90 dias por cada ano civil.

A UCCI teve a sua abertura no dia 01.11.2014, recebendo desde então utentes encaminhados pela RNCCI.

A UCCI dispõe de uma vasta Equipa Multidisciplinar composta por vários profissionais de diferentes áreas, num total de 39 colaboradores. É esta mesma Equipa Multidisciplinar que após o ingresso do utente na UCCI, procede a uma avaliação multidimensional do utente, elabora a lista de problemas ativos e passivos e o modo de intervenção para atingir determinados objetivos, no sentido de melhorar continuamente a qualidade dos serviços e uma maior eficácia e eficiência na prestação de cuidados de saúde. Tudo isto é possível, mediante articulação entre os diversos serviços existentes na comunidade, quer do nosso concelho, quer de outros concelhos.

A Equipa Multidisciplinar desenvolve ainda, diversas atividades que visam promover a motricidade fina, especificando atividades como uma simples preparação de fruta para refeição, o dobrar de peças de roupa, técnicas de facilitação para realizar a sua própria higiene (estratégias que pode aplicar no banho, por ex.), sendo por vezes necessário adaptar espaços e materiais para que as mesmas sejam exequíveis. São ainda promovidas atividades de acordo com as quatro estações do ano, que visam a estimulação cognitiva dos utentes e promoção de um maior envolvimento destes em toda a decoração da própria Unidade.

Tendo por base o objetivo do bem-estar do utente, todas as atividades desenvolvidas na UCCI são de acordo com os “sonhos” e “vontades” destes, aplicando sempre o conceito de Humanitude. Isto é, cuidar de pessoas, fazendo-as sentirem-se mais pessoas, trabalhando para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados, despertando valores e atitudes intrínsecas que, aliadas as técnicas específicas, facilitam e valorizam o dia-a-dia de quem cuida e de quem é cuidado. De salientar que no decorrer do processo de implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude, no passado dia 03.10.2018, a UCCI foi premiada pela SANOFI com o maior prémio de reconhecimento da qualidade dos cuidados de saúde a nível nacional no âmbito do concurso “Prémio de Saúde Sustentável” como vencedores do ano de 2018. Ainda dentro deste mesmo projeto pretendemos desenvolver formação na ação com o intuito de aperfeiçoar a prática procurando a sua uniformização pelos diferentes profissionais. Não descurando a importância teórica do saber fazer justificado e balizado por uma filosofia de cuidados teoricamente sustentada. A permanente busca pelas condições estruturais, ambientais e organizacionais ideais para a continuidade deste projeto é um dos principais objetivos da equipa e elementos impulsionadores da implementação da metodologia na UCCI.

Religião e Cultura

Edifício de 2 pisos, possui obras de arte, desde 1982, distribuídas por várias salas com desenhos, originais de peças de composição musical, artigos de arte decorativa e espólio artístico diverso da autoria do Mestre José Pedro Cruz. Esta coleção do Pintor Pedro Cruz é doada à Santa Casa, pelo filho do artista, o Senhor Almirante Augusto Souto Cruz, destinada à exibição permanente.

Com uma área total de 163 m2, distribuídos por 2 pisos, foi inaugurada a 21 de julho de 1990, tendo em exposição peças e materiais, como medalhas, quadros pintados pelo Comendador, estatuária diversa, uma admirável coleção de borboletas, instrumentos musicais, entre outros.

Destaca-se a sala dedicada aos Ex-Libris ilustrativos das várias classificações existentes (Heráldico, Simbólico, Alegórico, Ornamental e Falante), sendo considerada única em todo o pais.

Com pórtico maneirista, apresenta caraterísticas do séc. XV, construída em granito da região, é considerada um monumento de interesse público pelo Dec. Lei nº28/82, de 26 de fevereiro. É um edifício constituído por igreja, sacristia, uma outra onde estão expostos um arcaz e um esquife, e um museu onde se encontram obras de valor de pintura e de escultura sacra.

Foi organizado em 1983-1984, onde reúne todas as telas a óleo, as imagens e outras peças que se encontravam na sacristia, assim como um arcaz (séc. XVI) que se encontrava na Capela do Calvário.

Construção dos princípios do séc. XVII, que se situa no Largo da Devesa, guarda mui veneradas imagens do Senhor dos Passos, da Nossa Senhora das Dores, São João Evangelista e do Senhor da Cana Verde.